Mulher

Secretaria da Mulher e movimentos femininos alinham reestruturação de Fórum

Representantes das entidades articularam construção de regulamento de enfrentamento à violência
Por Agência Alagoas 21/01/2026 - 08:51
A- A+
Ste Ferreira/Ascom Semu
Reunião dá continuidade à retomada do Fórum de Enfrentamento à Violência contra às Mulheres Rurais
Reunião dá continuidade à retomada do Fórum de Enfrentamento à Violência contra às Mulheres Rurais

A Secretaria de Estado da Mulher se reuniu nesta terça, 20, com integrantes do Fórum Estadual de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres Rurais para alinhar a reestruturação do órgão. O encontro aconteceu no Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM).

Na oportunidade, foi discutida a necessidade da definição das representantes titulares e suplentes das entidades que compõem o fórum e ficou definido o início da construção do novo regimento interno.

O órgão existe desde 2013, mas não se encontrava em pleno funcionamento. Tendo em vista a sua importância para a proteção e bem viver das mulheres do campo, a Semu vem dialogando desde o fim do último ano com as representações rurais femininas para a sua retomada.

“Esta reunião marca mais uma etapa da retomada do fórum, onde foi uma oportunidade para nos aproximar mais e ouvir as demandas e necessidades das mulheres rurais”, avalia a superintendente de Políticas para a Mulher da Semu, Izabelly Keline.

A representante do Movimento das Mulheres Camponesas no fórum, Maria Rita, explica que a reativação é importante para que as mulheres rurais possam dialogar com o Estado sobre as suas necessidades e, assim, fazer com que políticas públicas específicas cheguem até esse recorte da população feminina.

“Com o fórum, as mulheres do campo têm voz e, também, o acesso a esclarecimentos, políticas públicas e a garantia dos seus direitos conquistados por meio de uma luta histórica”, esclareceu.

Territorialização

Além de debater a parte burocrática para o funcionamento pleno e colocar à mesa as suas demandas, as integrantes também iniciaram diálogos para a construção de ações nos territórios rurais. A ideia é descentralizar a atuação na capital do estado e estar mais perto das mulheres que vivem no campo.

Também foram debatidas ações e meios específicos para o enfrentamento à violência doméstica e familiar, levando em consideração das vivências, necessidades e os demais aspectos presentes nas realidades das mulheres que vivem nas zonas rurais.

Fórum

Vinculado à Semu, o Fórum de Enfrentamento à Violência contra às Mulheres Rurais é um órgão colegiado, deliberativo, consultivo e fiscalizador que tem a finalidade de formular e debater propostas de políticas públicas para mulheres rurais, das florestas e das águas.


Encontrou algum erro? Entre em contato